20 jun 2014

Entenda por que o T-commerce não saiu do papel

Entenda por que o T-commerce não saiu do papel

 

Compra de produtos via TV depende de maior penetração de aparelhos digitais no País, entre outros fatores
Compra de produtos via TV depende de maior penetração de aparelhos digitais no País, entre outros fatores

Em operação no Brasil desde 2007, a televisão digital ainda está longe de ter seus recursos explorados ao máximo. Mas não faltam projetos. A Fundação CERTI, instituto de pesquisa vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolveu, ainda em 2009, um projeto de comércio por meio da TV – o T-Commerce. Segundo os pesquisadores, o sistema ainda não foi colocado em prática pela penetração pequena dos aparelhos digitais nas residências brasileiras e pela falta de alinhamento entre emissoras, fabricantes e governo para a concepção de um modelo de negócios. A aplicação foi pensada com base no padrão de middleware Ginga, desenvolvido para gerenciar as funções de interatividade do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). O coordenador da área de Televisão Digital e Sistemas Embarcados da Fundação CERTI, Andrei Biscaro, explica que o sistema permite que sejam oferecidos produtos de diversas categorias, durante programas ou até mesmo comerciais. “Uma vez que o produto chama a atenção do usuário, ele pode buscar mais informações e consegue efetivar a compra”, detalha Biscaro. Essas informações chegam ao aparelho pelas ondas de radiofrequência. Mas, para que o usuário conclua a operação, a televisão deve estar conectada à internet, seja por cabo, wi-fi ou modem, conforme o modelo do dispositivo. A exposição dos produtos pode ocorrer de duas formas, projeta o coordenador da Fundação. No primeiro modelo, o catálogo seria oferecido conforme a ordenação listada pela emissora, sem relação obrigatória com o conteúdo veiculado naquele momento. Outra possibilidade, especifica Biscaro, seria manter uma sincronia entre o vídeo e os produtos projetados visualmente. O vestido utilizado por uma atriz em determinada cena, por exemplo, poderia estar à venda enquanto exibido no vídeo. O coordenador assegura que o padrão adotado no País tem suporte para metadados, viabilizando a sincronia das imagens com a aplicação. “É uma das inovações do padrão brasileiro”, frisa. Em ambos os modelos, contudo, a responsabilidade pelo conteúdo do catálogo de compras é da emissora. Os métodos de pagamento disponíveis para as compras via T-Commerce são semelhantes aos oferecidos por um site, observa o professor do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, Frank Siqueira, que participou do desenvolvimento do projeto na época. Poderiam ser utilizados na operação cartões de crédito ou contas em integradoras (como o PayPal). Falta de acordo prejudica implementação do sistema Apesar do projeto estar formatado, o T-Commerce ainda não está ao alcance dos consumidores por diversos fatores. O pesquisador Bruno Cavaler Ghisi, que também fez parte do grupo da Fundação CERTI e hoje tem a própria empresa de marketing digital, ressalta que a discussão em torno do software (middleware) que permita rodar esse tipo de aplicação ainda está em andamento. “Quando se tenta padronizar algo entre um grupo, tende a demorar mais do que se alguma empresa fosse criar uma solução apenas para a sua televisão”, avalia. Biscaro afirma que a penetração do Ginga nos televisores brasileiros ainda está em expansão – a obrigatoriedade do embarcamento do software em pelo menos 75% dos aparelhos fabricados no Brasil, determinada pelo governo este ano, deve ocorrer até 2013. Mesmo assim, o coordenador entende que não há movimentos para uma negociação concreta de implementação do T-Commerce. O modelo de negócios também é um problema. Ghisi sustenta que é complexo elaborar um plano que agrade fabricantes de televisores, emissoras, geradores de conteúdos, anunciantes e outros envolvidos no processo. Para Biscaro, falta alinhamento entre as necessidades da cadeira de valores. “A tecnologia é totalmente viável, mas não adianta a emissora produzir o conteúdo e não ter estrutura para exibir isso, ou vice-versa”, diz. “O projeto foi até o ponto da apresentação do potencial. Uma emissora deveria transmitir e criar um modelo de negócios”, opina o coordenador da Fundação CERTI. Um último obstáculo, lembrado por Siqueira, é a penetração da TV digital no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 46,8% da população tinha acesso à transmissão digital em maio de 2012. O sinal é ofertado por 102 emissoras e chega a 480 municípios (nesse levantamento, Acre e Rondônia registram cobertura digital). Com exceção de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, a TV digital se concentra nas capitais e regiões metropolitanas. Siqueira aposta no corte do sinal analógico, previsto para 2016, para alavancar a penetração da nova tecnologia no País. “Talvez ainda leve um tempo para se tornar realidade, mas a constante substituição deve ajudar”, analisa.

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