A Apple realiza a partir desta segunda-feira (10) o evento WWDC 2013(worldwide developers conference), voltado aos desenvolvedores de software. No primeiro dia do encontro em San Francisco (Califórnia), que vai até sexta-feira (14), a companhia deve apresentar novidades para o iOS, sistema operacional de seus eletrônicos portáteis, e o Mac OS, plataforma de computadores Apple. O UOL Tecnologia participa do evento e fará a cobertura dos anúncios a partir das 14h de segunda (horário de Brasília).
Há também rumores sobre outros lançamentos, como um sistema de rádio online (iRadio) e novas versões do computador portátil MacBook – não se acredita, no entanto, que a Apple fará nesta semana o anúncio do aguardado próximo iPhone, chamado extraoficialmente de iPhone 5s.
Em 2013, cada ingresso do WWDC foi vendido via internet a US$ 1.599 (cerca de R$ 3.200) e eles se esgotaram em apenas dois minutos, enquanto em 2012 as vendas levaram duas horas. Esses tíquetes são intransferíveis e, portanto, não podem ser revendidos por aqueles que buscam lucros (como no caso de cambistas de shows).
“As expectativas em relação aos anúncios da Apple continuam muito altas”, disse Bruno Freitas, gerente de pesquisas da consultoria IDC. “Principalmente em relação a dispositivos, e as novidades na área de software abrem caminho para os novos produtos que virão”, afirmou ao UOL Tecnologia. Segundo ele, os anúncios desta segunda devem reforçar os pilares de computação em nuvem, mobilidade e redes sociais.
iOS 7
No site oficial do evento, a Apple promete novidades relacionadas ao sistema operacional iOS, usado nos portáteis iPhone, iPad e iPod touch. Com base no que for apresentado sobre o iOS 7 (a versão com este nome é dada como certa), os desenvolvedores poderão criar novos aplicativos – isso explica tamanho interesse pelo evento.
As mudanças na plataforma devem ser inclusive visuais, pois no final do ano passado Jony Ive, vice-presidente de design industrial da Apple, passou também a responder pela divisão de iOS.
“Acredito que o design do sistema operacional será muito mais minimalista e limpo […]. Haverá novas funcionalidades […], mas o foco estará no seu visual e na sensação de uso”, afirmou Van Baker, vice-presidente de pesquisa da consultoria Gartner.
Segundo ele, para continuar crescendo, a Apple precisa manter seu foco em entregar produtos e serviços atraentes para o consumidor. Isso significa consertar os problemas que seus atuais serviços têm, enquanto os melhora. “A empresa também precisa demonstrar que ainda tem capacidade para inovar e inventar produtos que os consumidores não sabem que querem”, continuou Baker.
(Com MacRumors, Mashable e TechCrunch)