Você sabe o que é uma VPN? As VPNs – Redes Virtuais Privadas – utilizam a própria infraestrutura da internet para conectar redes remotas; e são uma ferramenta poderosa para garantir a segurança de informações digitais; você já ouviu falar?
As VPNs permitem o tráfego de dados de forma segura e também o acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo trabalhando de casa, por exemplo. Grosso modo, uma VPN funciona como uma espécie de firewall, mas em vez de proteger seu computador, mantém seguros seus dados que trafegam pela rede.
As Redes Privadas Virtuais são muito usadas por empresas, que têm a necessidade de manter sigilo de suas informações. As VPNs também são úteis para usuários comuns, que podem usá-las para mascarar seus IPs e assim burlar possíveis bloqueios de região. Um iraniano, por exemplo, poderia usar uma VPN para acessar o YouTube, onde o serviço é proibido por questões políticas. Seu endereço de IP seria substituído pelo do provedor de VPN, liberando seu acesso.
Nesse tipo de rede, toda segurança e a confidencialidade das informações ficam a cargo da criptografia, que a gente também já explicou por aqui. Ou seja, mesmo que as informações sejam capturadas durante a transmissão, nada pode ser decifrado. Nas VPNs, são túneis virtuais que possibilitam o tráfego de dados criptografados. Os dispositivos responsáveis pelo gerenciamento da VPN devem ser capazes de garantir a privacidade, integridade, autenticidade dos dados.
Ainda que pouca gente conheça, sistemas de comunicação por VPN estão sendo amplamente utilizados em diversos setores, até mesmo por setores governamentais em todo o mundo. Se você quiser conhecer mais sobre esse tipo de rede e também todas as outras redes de computadores existentes, confira no olhardigital.com.br. Aproveite e veja também uma reportagem que explica direitinho como funciona a criptografia.