09 dez 2013

Mídia física x Mídia digital: o que vale mais a pena?

Mídia física x Mídia digital: o que vale mais a pena?

Como você acabou de ver, a distribuição digital, os downloads e os serviços de streaming impactaram diretamente nas mídias físicas; hoje, são poucas as pessoas que ainda compram CDs, DVDs, Box de seriados e até discos de jogos. A diferença agora é a maioria prefere não mais ter, mas adquirir o direito de usar. O conceito já agrada muita gente, mas não todo mundo.

A Jessely, por exemplo, adora comprar CDs de shows, filmes em DVD e, principalmente, livros. Ela é daquelas que não dispensa o contato físico com suas aquisições.

“Livro é uma coisa que eu preciso ter. Não gosto de andar com e-book, não consigo ler. Eu acho que não é um livro, que precisa das páginas, o cheiro. Você precisa sentir. É algo que eu não vou mudar”, explica ela.

Já o Gilmar é o oposto. Os únicos CDs e DVDs que ainda restam na casa dele estão todos acumulando poeira no armário. Ele conta que foi migrando aos poucos do físico para o digital. Quando notou o tamanho da praticidade acabou abrindo mão de “quase” toda mídia física… A única coisa que ele ainda não conseguiu migrar para o digital foram os quadrinhos.

“O gibi não tem uma estrutura muito boa. A gente só tem gibi americano, já que as séries vêm de lá. Só que eu gosto de ler em português. E os quadrinhos são muito ruins para ler no celular e eu leio muito no transporte. Gibi e livro eu não consegui, ainda, pela questão da leitura, não pelo apego à mídia. Eu nem sinto mais falta do papel. Jornal eu só leio online”, conta ele.

Antigamente ele também adorava comprar filmes, DVDs… mas descobriu a alternativa nos serviços de streaming de vídeo como o Netflix. CDs, também. Gilmar conta que tinha uma caixa com álbuns porque gostava de ver encartes…

“O encarte agora eu posso ver na internet. Eu gosto de ver porque eu sou designer e gosto da arte. Mas depois de ver uma vez eu fico feliz e fico com as músicas todas online”, conclui o designer.

“Já eu não sou tão desapegada. Eu gosto de ter o folder, ler as informações. Tem filmes que têm discos duplos: um deles com o próprio filme e outro com extras e erros, e eu gosto de assistir isso. Acho curioso”, conta a estudante, que não se vê se desligando da mídia física.

Mas assim como o Gilmar ainda guarda seus gibis, a Jessely também já experimentou as mídias digitais…

Agora uma opinião é unânime entre os dois lados: mídia física ocupa espaço! E mais, se você perder ou danificar um CD ou DVD, esqueça… o conteúdo provavelmente está perdido. Na mídia digital a história é outra. Com tudo armazenado na sua conta na computação na nuvem, você pode acessá-la de onde quiser, quando quiser… e com a segurança de que só se houve uma pane geral no serviço contratado perderá suas compras.

E você, o que prefere: mídias físicas ou digitais? Conte pra gente e defenda porque prefere uma ou outra no nosso fórum no olhardigital.com.br.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *