28 abr 2016

Fim dos Boletos Sem Registro

blog-gerencianet-destaque-fim-boleto-sem-registro

 

A notícia publicada em 2015 visa melhorias no mercado de pagamentos nacional. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em conjunto com toda rede bancária está criando uma nova Plataforma de Cobrança que entra em funcionamento a partir de 01/2017.

Para o funcionamento dessa nova Plataforma serão feitas algumas alterações, como o fim das carteiras sem registro.

Hoje em dia as carteiras sem registro costumam ser utilizadas devido ter um custo menor, porém após 01/2017 caso a empresa que emite o boleto não modifique sua modalidade para carteira registrada as taxas serão maiores. E os pagamentos desses boletos poderão ser feitos somente no banco emissor.

Cronograma de modificação das carteiras:

Junho de 2015 – Fim de oferta (pelos bancos) da cobrança sem registro para clientes novos;

Agosto de 2015 – Início da Migração das carteiras sem Registro para carteiras com Registro;

Dezembro de 2016 – Término da migração das carteiras de cobrança sem registro para a modalidade registrada.

Motivos:

Os motivos informados pela Febraban são:

– Maior transparência ao mercado de pagamentos;

– Reduzir prejuízos advindos de fraudes em boletos, como o golpe onde é alterado o número do código de barras pra que o dinheiro seja desviado para outra conta;

– Evitar inconsistências em boletos, que ocorrem quando o cliente muda de forma deliberada, o valor ou vencimento de um boleto.

O que deve ser feito nos sistemas Orasystems:

Segundo a Febraban, as agencias bancárias de relacionamento devem contatar seus clientes que utilizam modalidade sem registro e informar sobre as modificações.

Após ser informado pelo seu Banco (ou entrar em contato com o mesmo) sobre a modificação, abra um chamado no Help Desk Orasystems solicitando a alteração da carteira, com as novas informações fornecidas pelo banco. Lembrando que as informações fornecidas pelo seu Banco e necessárias para configuração nos sistemas da Orasystems são:

Agencia, Conta, Código do Cedente ou Convênio, Código de Transmissão (quando houver), Carteira, Layout de Cobrança. E como será feito a homologação da nova carteira?

 

Informações: https://www.febraban.org.br/Acervo1.asp?id_texto=2660&id_pagina=85&palavra=

 

Share