Em um almoço especial para um grupo de convidados, o CEO e fundador da AMARO, Dominique Oliver, apresentou ontem como que a empresa está mudando o segmento de moda e varejo no Brasil pelo uso de data science e de tecnologia própria. Durante o encontro, que aconteceu no Guide Shop da AMARO na Rua Oscar Freire, em São Paulo, o executivo trouxe parte do conteúdo que apresentou no festival de inovação SXSW, no mês passado.
Dominique Oliver contou a trajetória de crescimento da AMARO nos últimos cinco anos e sobre como a marca está mudando a forma que as mulheres consomem moda no Brasil. Com o tema “Reinventando a Moda e o Varejo Através de Dados”, a sessão mostrou que a AMARO está muito além de uma marca de moda digital que inaugurou o formato de varejo direct-to-consumer no Brasil. O executivo trouxe um contraponto ao formato tradicional de atacado e do varejo offline, que não coletam informações precisas sobre vendas e precisam se adaptar com a importância do e-commerce.
“O grande desafio da moda feminina é que ela muda tão rápido, que muitas vezes o difícil é ter dados suficientes e conseguir fazer reajustes no seu sortimento de produtos antes que as tendências mudem. Por isso que os pilares de tecnologia e de inteligência de dados são fundamentais para o crescimento da AMARO,” conta Dominique, que fundou a AMARO em 2012 com o intuito de lançar no país um modelo de negócios inovador. “Temos investido cada vez mais em administrar nossa cadeia produtiva com base em análises precisas para fornecer a nossas clientes as tendências que elas desejam – no momento certo e na quantidade certa”.
Veja abaixo os principais pontos da apresentação:
- Utilização de dados e de modelos preditivos para prever tendências e demanda por produtos individuais;
- Coleta, organização e análise de dados não estruturados, como atributos de construção de produtos, que tipicamente não são utilizados pelas empresas de moda em previsão de demanda;
- Criação de algoritmos e uso de machine learning para entender o impacto das imagens e da forma que os produtos são expostos na preferência de compra;
- Foco na comunicação personalizada e direcionada para cada cliente, com base nas preferências individuais levantadas pelo histórico de navegação e comportamento de compras e recompras.
Segundo dados recentes do eBit, o segmento de moda e vestuário é o mais expressivo em volume de pedidos no e-commerce brasileiro e a tendência é que continue a crescer. De olho nesse cenário, a AMARO, que já nasceu no mundo digital, aposta cada vez mais um uma oferta assertiva e numa experiência fluida de compra, investindo em tecnologia e inteligência de dados.
Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias