23 jul 2018

Demanda por bens industriais recua 8%

Demanda por bens industriais recua 8%

A demanda por bens industriais caiu em maio na comparação com abril, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ainda em razão dos efeitos da greve dos caminhoneiros.

O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais teve queda de 8,3% no mês. Na comparação com maio do ano passado, a queda ficou em 6,4%, enquanto no trimestre encerrado em maio, o resultado ficou negativo em 3,7%. O estudo destaca que o resultado foi similar à retração de 6,7% registrada pela produção industrial na Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM – PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“De forma geral, até pelas incertezas que o País vive, os números não são tão bons quanto os que esperávamos no início no ano, mas a greve agravou bastante o cenário e teve impacto mais forte no mês de maio. A tendência é de que, aos poucos, o indicador volte a um nível de normalidade”, avalia o pesquisador do Ipea e autor do estudo, Leonardo Mello de Carvalho.

Nos componentes do consumo aparente, enquanto a produção doméstica líquida de exportações recuou 9,9% na margem, as importações de bens industriais caíram 4,3%, na comparação mensal.

Por outro lado, tomando por base o acumulado de 12 meses, a demanda ainda mostra crescimento de 3,9%. O resultado está acima do que é apresentado pela produção interna, que revela avanço de 2,9%. 

Confiança
Também foi divulgado nesta quinta-feira (19) Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador ficou em 50,2 pontos em julho, o que ainda denota confiança de melhora, visto que está acima de 50 pontos, a linha divisória entre pessimismo e otimismo.

O resultado ficou 3,9 pontos abaixo da média histórica do índice. No entanto, o número foi ligeiramente melhor que o registrado no mês passado, quando o Icei chegou a 49,6 pontos, em queda recorde de 5,9 pontos após a paralisação dos caminhoneiros, que ocorreu no fim de maio.

fonte: http://www.acobrasil.org.br/site2015/noticia_interna.asp?id=14126

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *