Uma das principais características dos smartphones é a capacidade de se conectar: seja com a internet, com outros dispositivos e até satélites. Desde os aparelhos mais simples, todos possuem – de alguma forma – capacidade de acessar dados na web. Os mais antigos (e também mais baratos) trazem conexão EDGE, que oferece velocidade de navegação de até 473 kilobits por segundo (kbps). Há quem considere a tecnologia como parte da categoria 3G, mas oficialmente o padrão não é no máximo um “2,75G”.
Hoje, o mais comum são smartphones com conexão 3G. Na teoria, a velocidade de conexão é bem maior, ultrapassando os 7megabits por segundo (Mbps). Alguns modelos suportam também a rede 3G PLUS (3G+), que pode ser até três vezes mais rápida que o 3G convencional. E mais recentemente, chegaram os smartphones 4G no Brasil. Ainda que seja só o início de uma nova geração de aparelhos, a velocidade de conexão de 300 megabits por segundo impressiona (Mbps).
Mas além do acesso a dados oferecido pelas operadoras de telefonia móvel, praticamente todos os smartphones trazem também conexão Wi-Fi, que permite que você acesse a web com muito mais praticidade e velocidades maiores. O Wi-Fi também faz o dispositivo trocar informações com Smart TVs, computadores e outros aparelhos. O Bluetooth também é uma conexão interessante para quem gosta de trocar informações e arquivos com outras pessoas. Ainda que só funcione em pequenas distâncias, o Bluetooth também é bastante útil para o uso de acessórios sem fio como fones de ouvido, por exemplo.
Já a conexão com satélites, presentes nos modelos mais top de linha, traz a função de GPS, que ajuda muita gente a se locomover, descobrir caminhos e encontrar lugares antes nunca visitados. Vale a pena levar em conta os tipos de conexão que você deseja no seu aparelho. Quer navegar mais rápido? Usar mapas? Trocar informações e arquivos com amigos ou ainda usar um acessório sem fio? Agora você já sabe como.
Ah, outra coisa interessante nos smartphones é a diferença do chip que eles usam. Hoje alguns modelos já utilizam o nano-SIM. Os chips estão disponíveis – cada um em sua tecnologia (3G ou 4G) – em versões de 8, 16, 32, 64 e até 128 kilobytes de memória. Atualmente, a maioria já é acima de 32 Kbytes, já que as operadoras lançam seus serviços com algumas funções e serviços embutidos.
Pronto para se manter 100% conectado com seu smartphone? E, melhor, agora conhecendo melhor essas conexões? Na próxima semana, você vai descobrir mais sobre as câmeras dos smartphones; muitas são até capazes de substituir câmeras fotográficas amadoras – há até opção de gravar em 3D e tudo em alta definição.