O Prezi, software de apresentação em zoom, anuncia sua chegada ao Brasil com lançamento da versão em português. Embora já estivesse disponível apenas em inglês, a empresa diz contar com mais de um milhão de usuários brasileiros e chega para disputar mercado com o Power Point, da Microsoft.
Em vez de slides de apresentação tradicionais, Prezi utiliza uma tela aberta que permite às pessoas ver um grande retrato e conectar ideias que não são possíveis em um formato linear. Os usuários podem aproximar a imagem até os seus mínimos detalhes ou afastá-la para ter uma visão geral da apresentação.
Por meio da solução multi-plataforma, é possível acessar “prezis” a qualquer hora e em qualquer lugar, na internet, no seu desktop, no seu iPad ou iPhone. O Prezi também torna mais fácil a colaboração com as outras pessoas – é o único grande software que permite que vários usuários possam criar uma apresentação on-line ao mesmo tempo.
Uma das principais vantagens são as facilidades de inserção de mídias, como vídeo e som, permitindo ao usuário criar uma história dinâmica e visual, ao invés de tópicos de um slideshow. Além disso, como o Prezi pode ser acessado on-line, é possível facilmente compartilhar suas apresentações com amigos e colegas ao redor do mundo.
A empresa foi fundada em 2009, na Hungria, pelo arquiteto e designer interativo Adam Somlai-Fischer, pelo professor Peter Halacsy e pelo empreendedor Peter Arvai, na Hungria. Atualmente, a empresa possui escritórios em São Francisco e Budapeste.
No mesmo ano de sua fundação, a companhia levantou US$ 160 milhões em aporte da Sunstone Capital e da TED Conferences. Em novembro, conseguiu mais US$14 milhões, em rodada de investimento liderada pela Accel Partners, com participação Sunstone Capital.