27 abr 2017

A importância do Backup

A importância do Backup

O BACKUP (cópia de segurança) dos seus dados é um procedimento indispensável para o funcionamento do seu sistema de computadores. Talvez você nunca precise utilizá-los, porém é melhor prevenir. O backup é a única forma de recuperar informações em caso de pane (tanto por parte do hardware quanto dos softwares). Você pode não perceber, mas certamente possui várias informações importantes armazenadas em seus computadores: banco de dados, arquivos de dados, fotos, imagens, planilhas, textos, etc.

Computadores e programas podem parar de uma hora para outra, impedindo acesso às informações. Você nunca sabe quando isso irá acontecer, portanto é importante manter o backup sempre atualizado.

PROBLEMAS:

  • Problemas técnicos.

Tanto os equipamentos (computadores, no-breaks, hubs, placas, monitores, cabos de rede, etc) quanto os programas neles instalados podem apresentar problemas técnicos.
O primeiro item que nos vem a memória é o computador servidor, pois nele estão todas as principais informações. Porém esse não é o único componente que devemos prevenir. Os hubs (componente que interliga vários computadores) também podem parar e nesse caso perdemos a comunicação com o servidor.

Já na parte de software, podemos ter problemas, por exemplo, ao instalar (ou atualizar) um programa. Em algumas ocasiões um programa pode interferir nos dados do outro, causando incompatibilidade entre as versões.

  • Vírus.

Com o crescimento da internet, a propagação de vírus aumentou surpreendentemente. Vírus podem chegar aos computadores através de e-mails, pen-drives, CDs, DVDs, etc.
Mensagens recebidas (e-mail) de amigos, grandes empresas ou de desconhecidos podem conter vírus. Na maioria das vezes nem mesmo o transmissor sabe que está infectado com a praga.
Como dica para prevenir infecções, mantenha um antivírus instalado e atualizado em todos os computadores da sua rede.

  • Arquivos danificados.

Vírus podem danificar seus arquivos sem que você perceba. Falhas temporárias em equipamentos e programas também causam o mesmo problema.

Algumas vezes isso pode acontecer com um arquivo (ou parte dele) que você pouco utiliza e só irá perceber que está danificado depois de muito tempo.

Para solucionar este problema, guarde definitivamente a última cópia realizada de cada mês.

  • Extravio, Roubo, Incêndio, Enchentes.

Nestes casos você poderá perder todos os equipamentos (incluindo os backups) e ficar a ver navios.

Sempre mantenha duas cópias do seu backup (uma no próprio estabelecimento e outra em casa, banco, nuvem, etc.). Sugerimos duas, mas se você quiser manter três, quatro, cinco cópias de backup não irá lhe fazer mal. Quanto mais, melhor.

SOLUÇÃO: O BACKUP

 Para todos os problemas já explicados, a única forma de recuperar suas informações é restaurar o backup. As informações são recuperadas com todas as alterações até o momento em que ele foi realizado. Tudo o que foi feito após este momento deverá ser refeito.

Siga algumas regras e tenha um backup com mais qualidade:

  • Mídias.

Hoje em dia podemos comprar uma gravadora de CD ou DVD por um preço bem acessível. Você tem como alternativa, outros tipos de mídia: Zip Disk, fitas DAT, pen-drive e até mesmo utilizar outro HD ou outro computador para gravar seu backup.

Cuide bem dos seus backups armazenando as mídias em local seguro, seco, longe do sol e de radiação (autofalante, nobreaks, monitores), tomando cuidado para não deixá-las cair no chão, etc.

Para maior segurança, você deve fazer 2 jogos de backup (eles terão o conteúdo idêntico um ao outro) por dia. Um desses jogos deve ficar na própria empresa e o outro deve ser armazenado em outro local. Então, se a empresa trabalha 5 dias por semana, teremos 10 jogos de backup.

A razão de tantos backups é simples: você tem 5 chances para recuperar suas informações, começando da mais recente para a mais antiga. Além disso, é aconselhável que você faça um backup mensal (12 jogos – um por mês) e um anual.

  • Recursos Avançados.

Existem alguns procedimentos que automatizam a realização dos backups sem a intervenção do usuário. Porém quanto maior a segurança, maior será o investimento.

  • Testando o seu backup.

É muito importante que se realize testes periódicos nos backups gravados para saber se os mesmos estão funcionando corretamente.

Infelizmente, nem sempre somos avisados quando ocorrem erros durante a gravação do backup. Além desse problema, as mídias podem ir se desgastando e perder a capacidade de manter as informações armazenadas.

Faça o teste semanalmente e verifique se todos os arquivos foram recuperados. Importante: Restaure os dados para outra pasta e nunca sobre os arquivos originais.

  • Backup de Hardware.

Equipamentos também quebram. A lista inclui: o próprio computador (placas, memórias, HDs, drives, monitores), hubs, cabos, etc. Se um micro da sua empresa quebrar, quanto tempo você pode ficar com o sistema parado até consertar este equipamento? Se a resposta for “pouco tempo” a solução é ter um equipamento de backup. Isso mesmo, manter um equipamento a mais para substituição imediata do que acabou de quebrar. Vamos um pouco mais além: E se esse micro for o servidor? Pois é, neste caso, todos os computadores da rede seriam afetados.

CONCLUSÃO

 Como vimos, o backup é a única forma de recuperar suas informações caso os computadores (ou programas) da sua empresa apresentem problemas. Por isso é importante que você faça diariamente o backup dos arquivos de sua empresa e de uso particular também.

O objetivo deste artigo é alertar a importância de ter um bom backup. Existem inúmeras possibilidades (depende de cada caso, quantidade de informação, fluxo, etc.) e um profissional da área de informática poderá apontar a melhor solução para seu caso.

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