08 jul 2013

Tudo sobre o Windows Phone

Tudo sobre o Windows Phone

Como ele surgiu? Quais são os seus diferenciais? Confira todos os detalhes sobre o sistema operacional para smartphones da Microsoft que chegou para brigar de frente com os grandões iOS e Android. O Windows Phone surgiu em 2010 e teve como principais parceiros de lançamento Nokia,  Samsung, LG e Dell.

O Windows Phone nasceu da necessidade de criar uma atualização para o antigo sistema operacional da Microsoft, o Windows Mobile. O antecessor tem um foco maior no mercado empresarial, enquanto o WP foi desenvolvido para o uso doméstico, com ênfase para a comunicação. Devido ao pouco tempo que a empresa teve para criar o sistema operacional, os programas do Mobile não rodam no Phone.

Em 2010, o software foi lançado com o nome de Windows Phone 7. No ano seguinte, a Microsoft anunciou a parceria com a Nokia, para que os smartphones da fabricante finlandesa tivessem como principal sistema operacional o WP.

O objetivo era criar um novo sistema para dispositivos móveis, para concorrer com o iOS, da Apple, e o Android, do Google. Como principal diferencial, a Microsoft apostou em uma nova interface gráfica, chamada Metro.

A tela inicial do Windows Phone é personalizável, formada por ícones coloridos e grandes, os Live Tiles, que são atalhos para os aplicativos e recursos do aparelho. O usuário pode adicionar, remover, redimensionar ou reorganizar os itens como desejar. Alguns ícones são atualizados em tempo real, como o e-mail, por exemplo.

Os hubs são uma maneira de colocar ordem nos ícones e integrar o sistema com os conteúdos online. Há o grupo Imagens, para unir as fotos tiradas com a câmera do smartphone e os álbuns do Facebook, o grupo Pessoas, que exibe os contatos que o usuário tem na agenda, nas redes sociais e no e-mail, entre outros hubs.

Com o Windows Phone, é possível também criar clubes, que são grupos de pessoas que você convida para compartilhar um calendário, notas, fotos ou conversar, de forma privada.

O sistema operacional da Microsoft permite tirar fotos, editá-las, compartilhá-las por SMS, e-mail, rede social ou NFC, sem precisar sair do aplicativo câmera. Para não correr o risco de perder as fotografias e vídeos, o usuário pode armazenar os arquivos na nuvem com o SkyDrive.

Em 2012, foi apresentada a mais recente versão do sistema, com o nome de Windows Phone 8. Ele tem mais de 120 mil aplicativos em sua loja virtual, o que pode ser considerado pouco se comparado aos concorrentes. Mas o foco da Microsoft é valorizar os programas que já vêm no celular, como o navegador Internet Explorer.

O Internet Explorer 10 para Windows Phone 8 foi aprimorado e traz recursos como guias, favoritos e compartilhamento de página da internet integrado, para facilitar sua navegação em movimento.

Entre as novidades trazidas pela nova versão, está o Espaço da Criança. Com este recurso, os pequenos podem brincar com os jogos, aplicativos, músicas e vídeos do telefone, mas não conseguem acessar o que você proibir, mediante senha.

Outra inovação é o programa Carteira, que possibilita ao usuário guardar digitalmente os cartões de crédito e débito, de fidelidade, de afiliação e cupons. É possível acompanhar os saldos e transações dos cartões, configurá-los para a compra de aplicativos e jogos, procurar ofertas e outras possibilidades.

Depois de se conectar com uma conta da Microsoft – antiga Windows Live ID – o usuário baixa aplicativos, games e músicas, joga no Xbox com amigos e até consegue localizar o celular, se perdê-lo.

A loja, que se chamava Windows Phone Marketplace, agora é a Loja do Windows Phone. Inteligente, ela memoriza o tipo de aplicativos que você gosta e recomenda alguns. Os apps Microsoft Mobile passaram por melhorias, para ficar ainda mais fácil acessar e editar documentos do Office a qualquer hora e local.

E você, vai apostar em um smartphone com Windows Phone?

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *