26 mar 2014

Apps de restaurantes mudam hábito de comer fora

Atire a primeira pedra quem nunca compartilhou foto de pratos nas redes sociais. Tem quem que não resiste e antes da primeira garfada, clica e publica. Deixando de lado a polêmica se isso é ou não legal, muita gente come com o smartphone sempre à mão, como se fosse mais um talher à mesa. De olho nesse comportamento febril, algumas empresas desenvolveram aplicativos mais úteis para serem usados nos restaurantes – e até mesmo antes de você sair de casa para almoçar ou jantar fora.

Alguns apps se esforçam para tirar você de casa mais vezes. Além de indicações de novos e bons restaurantes ao seu redor, traz fotos e comentários de quem já esteve por lá. O melhor é o belo desconto na conta para o usuário que faz a reserva através da ferramenta. Disponível em mais de 800 restaurantes em 11 cidades, já são mais de 400 mil usuários.

“Assim que chegar no restaurante, você se apresenta com o nome e todo o processo acontece com total discrição: você vai poder escolher qualquer prato do cardápio, bebidas e sobremesa, tudo com desconto de 30% que chega aplicado automaticamente na conta”, explica Pedro De Conti, CEO / Grubster .

Os estabelecimentos cadastrados decidem os dias e a quantidade de lugares na hora de publicar a promoção na plataforma; se para o cliente as indicações e o desconto valem muito a pena, para o restaurante a novidade é quase sempre sinônimo de casa cheia.

“Se o dono do restaurante perceber que terá mais ociosidade do que o esperado, ele pode entrar no sistema, criar a disponibilidade e em menos de meia hora o cliente já pode fazer a reserva”, diz
Pedro De Conti.

“No meio das reservas, a gente tem tido alguns clientes da casa, mas a maioria são novos clientes que passam a frequentar a casa depois da primeira vez”, conta Alcides Araújo, gerente da rede Zucco.

À mesa, a novidade são os apps que permitem pagar a conta com o celular. Existe mais de uma opção para as diferentes plataformas. Os apps são gratuitos, mas por enquanto aceito em apesar alguns restaurantes. Este serviço, por exemplo, permite que você faça o check-in no local e acompanhe tudo em tempo real, desde seu tempo de permanência até seus pedidos para, no final, pagar a conta diretamente pelo aplicativo. Nesta doceria, experimentamos um modelo dessas carteiras digitais.

“Eles já imprimem uma conta que vem com código QR Code, e o aplicativo mostra a conta no seu celular e você pode dividir com as pessoas ou selecionar apenas os itens que você consumiu. Depois é só efetuar o pagamento por meio dos dados que já estão cadastrados”, explica Fernando Blay, sócio / Incube.

Também gratuito, o app traz uma lista e mostra também no mapa onde o pagamento móvel já é aceito. Para pagar a conta é bem fácil; depois de cadastrar seu cartão de crédito, basta apontar a câmera do smartphone para o QR Code que vem impresso na conta e digitar o código de segurança do cartão.

Para quem ainda tem um pé atrás com meios de pagamentos digitais como este, os desenvolvedores defendem que atualmente é mais seguro usar um aplicativo como este do que deixar seu cartão de crédito na mão de um desconhecido qualquer. Além das certificações internacionais de segurança, a ferramenta trabalha com criptografia de 256 bits…e tem mais tecnologia envolvida na proteção do usuário.

“Além disso, todas as informações que a gente tem nunca são armazenadas num mesmo lugar e os dados são divididos ao menos em três servidores diferentes. A maneira como os dados são gravados é aleatória, mesma tecnologia utilizada na hora do pagamento. Os dados nunca são guardados de maneira sincronizada” e não existe um padrão no envio dos dados. É uma tecnologia avançada e pensada para ser segura”, afirma Fernando Blay, sócio / Incube.

“Hoje em dia, mesmo os cartões com chip não são totalmente seguros. Com este sistema, a gente dá segurança total para o consumidor. Pra nós, isso não muda muito porque recebemos da mesma forma como se fosse um cartão”, diz Mariana Gorski, proprietária / Confeitaria Dama.

É fácil entender que os principais pilares desses aplicativos são a segurança e a comodidade. O cliente já não precisa mais da carteira para frequentar esses estabelecimentos, usa um método seguro de pagamento e ainda ganha tempo, evitando filas e disponibilidade de garçons. Aliás, mais um app prestes a ser lançado promete ir ainda mais longe. Através deste aplicativo, o cliente pode não só pagar a conta, mas inclusive fazer seus pedidos no restaurante. Sem precisar chamar o garçom, é possível escolher comida, bebida, sobremesa e até fechar a conta. O cardápio está inteiro ali, na palma da sua mão, com preços e descrição dos pratos.

Se você quiser conhecer mais e até baixar para experimentar todos esses aplicativos para fazer reservas e também pagar contas em restaurantes, acesse agora olhardigital.com.br; logo abaixo do vídeo desta matéria no nosso site, separamos todos os links para você também fazer parte dessa nova tendência, aproveitar descontos e tudo mais…Bom apetite!…

 

Share