Por um longo período, a Suprasys utilizava-se apenas do Delphi como linguagem única no desenvolvimento de softwares, o que permitia o desenvolvimento de sistemas desktop simples, porém com funcionalidades que condiziam com o contexto da época. Contudo, com o advento de novas tecnologias no mercado, e a exigências de sistemas mais flexíveis e adaptáveis às mais diversas situações, a empresa adequou-se e adquiriu características que a tornaram mais versátil e dinâmica.
Tendo em vista o vasto leque de possibilidades tecnológicas existentes atualmente, viu-se necessário o investimento iminente em ferramentas que fossem compatíveis com as exigências atuais do mercado de software, bem como a reestruturação de elementos internos da empresa, a fim de trazer maiores benefícios, tanto aos colaboradores quanto aos usuários, tornando o relacionamento interpessoal mais próximo e interativo.
Levando-se em consideração que a complexidade seria um fator de risco para tais investimentos, a Suprasys antecipou-se de forma estratégica a qualquer evento indesejado, ampliando a infraestrutura de hospedagem do ambiente tecnológico, e optando por um cenário onde pudesse ser oferecido um elevado nível de segurança. Através dessa atitude, as informações que transitam na empresa, incluindo informações de clientes e colaboradores, backups de arquivos e demais dados que possam ser cruciais para o pleno funcionamento das aplicações, tornam-se muito mais seguras e com menores chances de sofrerem ataques cibernéticos que possibilitem, dentre outros prejuízos, o vazamento de informações.
Um dos principais serviços escolhidos pela Suprasys foi o Oracle Cloud, que consiste em um serviço de computação em nuvem oferecido pela Oracle Corporation, e tem por objetivo fornecer servidores, armazenamento, rede, aplicativos e serviços por meio de uma rede global de data centers, provisionados sob demanda pela Internet. Com ele, além dos benefícios de segurança anteriormente citados, também é possível ter o monitoramento em tempo real dos parâmetros, onde uma equipe responsáveis por manter os servidores online 24 horas por dia 7 dias por semana, gerenciando e monitorando toda escalabilidade e proteção dos dados e dos serviços. Tais melhorias implicam diretamente em problemas sofridos no passado, onde a estrutura de hospedagem era local e mantida na sede da Suprasys, em Fernandópolis, o que demandava cuidados constantes com a estrutura física, já que uma falha simples podia ocasionar danos irreparáveis.
Dentre tantas outras melhorias tecnológicas que merecem destaque, pode-se citar a integração de APIs de terceiros, que possibilitam a troca de informação de maneira mais eficiente, bem como a integração com outras aplicações já existentes no mercado. Como exemplo, pode-se citar a utilização de APIs para e-commerce, integrando o sistema desktop com um sistema online de vendas.
De forma a garantir que as melhorias não ficassem restritas apenas às tecnologias, a equipe de diretores da empresa implementou com os colaboradores a metodologia ágil, fazendo com que a equipe trabalhasse de forma conjunta, em busca do objetivo comum, que possibilitasse, dentre tantas outras vantagens, um contato mais próximo com o usuário e o aumento na produtividade das equipes em geral.
A metodologia ágil de desenvolvimento de software, ou Agile, é relativamente recente no meio da tecnologia da informação, mas teve grande destaque nos últimos anos devido à necessidade do mercado em atender às demandas dos clientes e seus projetos de maneira mais dinâmica, flexível e com maior produtividade. O desenvolvimento ágil utiliza uma abordagem de planejamento incremental e muito iterativa, diferentemente do método tradicional.
Utilizando-se dos princípios ágeis, a empresa optou pela criação de times menores, separados por projetos, aumentando assim a quantidade simultânea de atividades em curso. Alinhado com a utilização de novas tecnologias de desenvolvimento de software, a liberdade de trabalho dos times proposta pelo método ágil proporcionou aos desenvolvedores da Suprasys um trabalho mais leve e prático, onde é possível adequar inclusive os diversos conhecimentos dos membros da equipe.
Confira algumas das tecnologias que atualmente fazem parte da Suprasys:
Spring Boot, Kubernetes, Flutter, PostgreSQL, NodeJS, MongoDB, Docker, Rancher.
Veja abaixo um vídeo da equipe de desenvolvedores da Suprasys, onde é feito um teste automático de importação de pedido.
A Suprasys tem crescido exponencialmente no mercado de software houses, fato que só foi possível devido à abertura às novidades do mercado e adequação da equipe para atendimento para que os estudos e investimentos pudessem chegar de fato até à pessoa mais importante de todo o processo: o usuário final.