O Visual Studio 2017 recebeu sua última atualização, a versão 15.5. Seguindo as tendências estabelecidas nas atualizações anteriores, essa atualização adiciona um amplo conjunto de funcionalidades que fornecerá benefícios a praticamente todos os usuários. Uma das principais áreas focadas nessa atualização foi a performance da IDE, particularmente reduzindo o tempo de carregamento das soluções para projetos C#/Visual Basic. Os projetos .NET Core também deverão ver respostas mais rápidas ao executar operações em arquivos (adicionar, remover e renomear). John Montgomery, diretor de parcerias da Microsoft, relata com base nas medições da Microsoft, que grandes soluções C#/VB foram carregadas em metade do tempo se comparadas às edições anteriores do VS2017.
A Microsoft atingiu esses ganhos mudando o processo de carga sequencial para um mais paralelo. Anteriormente, o VS2017 executava a carga de um projeto e a compilação em tempo de desenvolvimento (design time build), para então carregar o IntelliSense. Agora na versão 15.5 a IDE pode carregar o projeto paralelamente ao design time build, finalizando com o IntelliSense. Viktor Veis, Engenheiro de Software na Microsoft, descreveu recentemente como essas mudanças foram feitas, e sugere usar um SSD (mesmo que só para a partição do Windows) nas máquinas de desenvolvimento para melhores resultados.
Um novo recurso foi adicionado ao debugar com o IntelliTrace: “Step-back”. Quando habilitado, ele permite aos desenvolvedores tanto avançar quanto retroceder entre breakpoints. Anteriormente só era possível avançar, fazendo com que sessões de debug fossem reiniciadas quando o código estivesse muito à frente.
Os desenvolvedores de C++ verão suporte expandido aos testes unitários na versão 15.5. Quando incluídos na instalação do VS, a IDE suporta Google Test e Boost.test. Os desenvolvedores C++ também verão suporte expandido ao Standard Template Library (STL) para padrões C++17. De acordo com Montgomery 75% dos recursos do C++17 estão agora suportadas.
O Visual Studio 2017 15.5 já está disponível para download. Usuários do VS2017 podem atualizar a partir da IDE, enquanto aqueles que desejam testar a IDE podem utilizar um dos web installers. As notas de lançamento também estão disponíveis no website do Visual Studio, com uma lista de todas as mudanças e correções que foram liberadas.
Fonte: https://www.infoq.com/br/news/2018/01/vs2017-155